terça-feira, 17 de agosto de 2010

Furnas

O vulcanismo do Vale da Furnas
Persistem hoje os vestígios do efeito daquele fogo num lugar que chamam as Furnas, distante cinco léguas da cidade de Ponta Delgada, e pelo que referem notoriamente os que as viram, concordam todos que se há lugar no Mundo em que se considerem e vejam as bocas do Inferno, só as bocas daquelas furnas o podem ser. O sítio por sua natureza é medonho e improdutivo, e tanto que não se acha nele árvore que dê fruto; as caças que nele se criam são tão secas, que se não acha gosto nem sabor algum nelas. Somente se dão naqueles campos grandes colmeais, em razão da quentura proporcionada à criação das abelhas no inverno, e, por assim ser, se colhe delas tal proveito, que quase satisfaz a cera do gasto da Ilha, cuja fábrica não desmerece em nada da do Reino na perfeição, brancura, e asseio.
Formou a natureza patrocinada dos incêndios do fogo relatado, umas grutas tão profundas que se lhes não sabe sua altura, estas de continuo fumegam e por tempos de tal modo, que parecem uns fornos, quando mais acesos; são quase insuportáveis os maus cheiros do enxofre que de si evaporam, com tal asco, que não há narizes que muitas vezes os aguentem. Além de serem aquelas furnas, ou bocas de fogo diversas, são diversos os efeitos que nelas se ouvem, e notam, pelos quais se denominam. Uma se chama dos Tambores, pelo som com que retumbam os ecos que nela se ouvem, tão semelhantes àquele instrumento que no caso que se esquecessem os efeitos de que nascem se julgara decerto que na realidade o eram. Outra se diz dos Esguichos pela grande veemência com que se considera o reprimido das águas que em si oculta que parecem na verdade tornos que emanam a toda a força. Outra se apelida a dos Ferreiros pela notável tropeada de golpes que uns a outros se seguem a espaços tão amiudados que denotam a fábrica da ferragem de major empenho, e muitas vezes tão certos como se fossem vindos da mão do oficial mais destro, com o que bem se poderá chamar se esta furna, ou gruta, Oficina de Vulcano.
Além destas monstruosidades horríveis que se acham naquele sítio, há outras não menos notáveis, como é uma ribeira tão quente, que para se pelar qualquer animal recente, só basta que o metam e tirem daquela água com espaço de um credo, e tanto assim que não demora de qualquer breve, coze um lenço de ovos. Junto a esta Ribeira emana outra tão frigida, que não há mão que a aguente, e destas duas se faz um composto tão delicioso e suave que serve de banho regalado e salutífero; e se averigua e afirma ter igual efeito ao das Caldas do Reino, o que se tem experimentado em muitos que deles se valeram nas enfermidades dos estupores; e a ter decerto o resguardo conveniente que convinha fora da mesma estimação que aquele. Porém, padece esta falta, porque ninguém até ao presente se animou daquela boa obra pela grande despesa de que necessita; o que só se conseguira quando o braço real para ela como principal parte concorresse, por este ou aquele modo, ainda que como pensão do povo, pela relevância para o bem comum de todos os Ilhéus, que muitas vezes os entisicam as enfermidades e achaques daquela qualidade que são comuns nestas Ilhas, os quais só com esta cura se remedeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário